quinta-feira, 15 de maio de 2008

Exportação na África traz fome a população


Sabe-se que a exportação na África cresce cada vez mais, já que a economia se baseia na agricultura e exploração de jazidas minerais. Mas, isso vai prejudicar ou ajudar no crescimento desse continente? Pesquisadores da ONU afirmam que a exportação só vai trazer mais problemas “Com a chegada dos europeus a partir do século XVI, o sistema de plantation (agricultura comercial) foi introduzido na África para atender aos interesses das metrópoles colonizadoras. Assim obrigou boa parte da população a ser expulsa do campo. Até hoje isso acontece, apesar da falta de alimento que atinge a população”.
Outros acreditam que ajudará, pois é melhor do que agricultura de subsistência, uma forma de plantação rude que estraga o solo. Já o historiado Paulo Jorge, 40 anos, especula, “devemos lembrar, que mesmo sendo pior, produzia-se o suficiente para a dieta alimentar da população”.
Sabe-se, portanto, se vão trazer benefícios ou não, a população pede que acabe com a fome, porque ela traz a perda de peso nos adultos e o aparecimento de problemas no desenvolvimento das crianças. A desnutrição, principalmente devido à falta de alimentos energéticos e proteínas, aumentam a taxa de mortalidade, não conseguindo combater as doenças e infecções.

Tuane e Mariana 7ª I

Um comentário:

Anônimo disse...

nós achamos o texto muito interessante. ;) o conteúdo esta bem atual. beijinhos Leticia Suassuna e Ana Rosa :*